O que realmente é a cultura de segurança cibernética?

A cultura de segurança cibernética é a maneira como todos em sua empresa pensam e, mais importante, se comportam em relação à segurança da informação.


Cultura de CibersegurançaVamos começar com o básico: esclarecer conceitos.

A cultura de segurança cibernética é a maneira como todos em sua empresa pensam e, mais importante, se comportam em relação à segurança da informação. Eles seguem as melhores práticas ou simplesmente não sabem o que é comportamento seguro e, portanto, inconscientemente se envolvem em comportamentos de risco, ameaçando a segurança de toda a empresa? O principal exemplo de comportamento arriscado é clicar em links em e-mails maliciosos, baixando malware sem saber. 

Alguns exemplos de impactos da cultura de segurança são senhas, e-mail seguro e comportamento na web. A cultura de segurança é o elemento mais importante na estratégia de segurança de uma organização. E por um bom motivo: a cultura de segurança de uma organização é fundamental para sua capacidade de proteger informações, dados, propriedade intelectual e privacidade do cliente.

Embora a cultura de segurança seja um tópico amplo, a espinha dorsal de uma cultura forte é o processo de criar conscientização de segurança entre os colaboradores e garantir que eles sejam treinados sobre como se comportar de maneira segura e não possam ser facilmente explorados por hackers e criminosos. 

Isso requer uma abordagem estratégica de longo prazo, com foco na comunicação e na cultura.

Isso é feito por meio de educação constante, criação e aplicação de políticas em torno de tópicos como senha ou LGPD e testes reais como simulações de phishing.  

Como construir uma cultura de cibersegurança

Por que precisamos uma cultura de cibersegurança?

Em 2022, os funcionários são a porta de entrada número um para os hackers nas organizações.

Sem uma forte cultura de segurança, sua empresa fica altamente vulnerável, e pode ser atacada com sucesso por hackers e sofrer vazamentos de dados. Os colaboradores, naturalmente, não sabem como se proteger ou proteger a empresa. Eles precisam ser informados e treinados. Não uma vez, mas constantemente.

Se seus colaboradores não forem instruídos sobre segurança da informação, será impossível proteger seus sistemas contra a variedade de ameaças que os cibercriminosos estão usando para roubar seus dados.

A cultura de segurança mais perigosa que existe é a cultura do: “Aqui não vai acontecer”. Esperança não é uma estratégia!

Embora muitos executivos vejam a segurança cibernética como um problema de outras empresas, o fato é que as violações de dados são reais e crescem a uma taxa inacreditável. Principalmente no Brasil, onde cresceram 220% em 2020 e 62% em 2021 (CNN do Brasil). As violações de dados estão afetando empresas de todos os tamanhos – pequenas e grandes – e se espalharam para todos os setores da indústria.

Uma violação de dados causa interrupções e danos significativos aos negócios. Esperar que seus colaboradores não sejam alvo de um ataque cibernético não é uma boa estratégia. É necessário educar, treinar e testar ativamente os funcionários para garantir a máxima redução de risco.

Ao construir uma cultura de segurança, você transformará seus funcionários de uma vulnerabilidade que será explorada para uma linha de defesa eficaz, o chamado firewall humano.

Como construir uma cultura de cibersegurança

 

Similar posts

Get notified on new marketing insights

Be the first to know about new B2B SaaS Marketing insights to build or refine your marketing function with the tools and knowledge of today’s industry.