Diferentes tipos de ciberataques focados em colaboradores

Aqui estão algumas das ameaças de segurança mais comuns que podem ser prevenidas através de uma cultura de segurança


hacker-computador-1

Um ataque cibernético bem-sucedido pode ter vários impactos negativos, como por exemplo: perda de credibilidade, danos a marca, perdas financeiras, interrupção das operações e roubo de Propriedade Intelectual

Como isso pode acontecer através de um ataque ao colaborador?

Aqui estão algumas das ameaças de segurança cibernética mais comuns focadas nos funcionários que podem ser prevenidas através de uma cultura de segurança:

Phishing: Em 2022, o phishing por e-mail ainda é a principal ameaça para qualquer empresa, estudos mostram que 91% dos ataques cibernéticos bem-sucedidos começam com essa tática. O phishing também pode ocorrer em outros canais, como por telefone ou nas redes sociais. Os hackers tentam fazer com que você clique em um link malicioso, baixe um arquivo infectado ou forneça informações confidenciais fingindo ser um contato confiável.

Ransomware: Um software que criptografa dados de negócios, interrompendo as operações até que você pague um resgate para recuperar o acesso a dados confidenciais e essenciais. Ransomware está em ascensão, crescendo rapidamente. De acordo com a Infoblox o Brasil registrou um aumento de 92% nos ataques ransomware desde 2021. O principal mecanismo de entrega de ransomware são e-mails de phishing.

Roubo de Identidade: Se um hacker roubar os dados pessoais de um funcionário, ele poderá usá-los para invadir suas contas de trabalho. 

Malware: Estes incluem vírus, worms e cavalos de Tróia (trojan horses). O malware pode ser baixado inadvertidamente para o seu computador visitando sites não seguros, baixando arquivos infectados ou instalando aplicativos suspeitos.

Quebra de Senhas: O uso de senhas fracas ou reutilizar a mesma senha em diferentes sites pode torná-lo suscetível a hackers de senha.

Wi-fi Inseguro: Se você usa Wi-Fi público em aeroportos, cafés ou até mesmo em seu apartamento, está tornando sua atividade na Internet facilmente acessível a hackers.

Como construir uma cultura de cibersegurança

 

Similar posts

Get notified on new marketing insights

Be the first to know about new B2B SaaS Marketing insights to build or refine your marketing function with the tools and knowledge of today’s industry.