Emails de Phishing: Como prevenir a ameaça cibernética nº 1

Os e-mails de phishing se tornaram a ameaça cibernética nº 1 nos últimos anos, aprenda aqui como se proteger.


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Pode ser frustrante para nós que nos preocupamos com segurança cibernética e fazemos de tudo para proteger nossa rede por meio da tecnologia (firewall, antivírus, proteção de endpoint e muito mais) ver um colaborador não treinado ser vítima de phishing e infectar toda a rede.

Alguém na sua empresa já caiu em um golpe de phishing? Se ninguém caiu, parabéns! Mas infelizmente é provável que essa sorte não dure para sempre.

Por que a ameaça de phishing está crescendo tanto?

Os e-mails de phishing se tornaram a ameaça cibernética nº 1 nos últimos anos, e 83% dos ataques bem sucedidos nos últimos 12 meses começaram com phishing. E, por mais difundidos que sejam, os golpes de phishing também são cada vez mais caros de lidar: o custo médio de uma única violação agora é de mais de R$100.000 para empresas de médio porte.

A ascensão do phishing tem um motivo principal: é um ótimo cálculo de custo-benefício para criminosos cibernéticos. Para invadir um sistema ou burlar uma firewall, é necessário que os criminosos sejam altamente sofisticados e tenham conhecimento técnico. Em comparação, o phishing é fácil, barato e altamente eficaz.

As ferramentas estão disponíveis na dark web, o que torna o phishing tão fácil quanto o marketing por e-mail. Um kit de phishing básico custa apenas R$10.

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O que pode acontecer caso um colaborador clique num link de phishing?que precisamos uma cultura de cibersegurança?

Se o colaborador clicar no link, podem acontecer algumas coisas:

- Senha comprometida: A vitima será redirecionado para um site falso solicitando informações confidenciais, como um login ou senha. Assim, os criminosos já têm acesso a uma caixa de email da empresa, e podem utilizar essa caixa para aprender mais sobre a empresa e planejar um ataque maior.

- Malware / Ransomware: Um malware como vírus ou ransomware pode ser baixado e instalado no dispositivo do colaborador. O malware pode até se enviar para todos os contatos do usuário sob o falso pretexto de que o e-mail está vindo do usuário real. A maioria dos softwares mal-intencionados que infectam uma empresa por meio de um ataque de phishing são exclusivos: Em outras palavras, os invasores geralmente reescrevem o código a cada vez que são usados para que o vírus seja único e tenha mais chances de contornar os protocolos antivírus. O que não ajuda é o surgimento da IA, que pode ser aproveitada para reescrever automaticamente o código.

Então, como você pode evitar que sua equipe clique em e-mails de phishing?

Não se preocupe, nós reunimos todas as informações de que você precisa para manter seus dados, dispositivos e redes seguros.

O software anti-phishing pode impedir ataques de phishing?

Os colaboradores deveriam reconhecer e-mails de phishing? Como realizar essa capacitação?

Você pode proteger os colaboradores com simulações de phishing?

Como a sua empresa pode reduzir de forma abrangente o risco de perder tempo e dinheiro com e-mails de phishing?

O software anti-phishing pode impedir ataques de phishing?

Os filtros de spam podem ajudar a eliminar a maioria dos e-mails genéricos de phishing, mas alguns golpes mais sofisticados ainda vão passar. 

Como primeiro passo para garantir uma proteção básica para a sua empresa, você deve configurar a detecção e filtragem de e-mails de phishing nas configurações de seu software de e-mail. Várias soluções anti-phishing com IA também estão disponíveis no mercado, embora nenhuma ferramenta seja capaz de detectar todas as formas de ataque de phishing.

Os fornecedores de e-mail geralmente fornecem ferramentas anti-phishing integradas: os usuários da Microsoft podem acessar as configurações do Exchange Online Protection, enquanto o Google Workspace oferece detecção avançada de phishing no nível do administrador.

E sobre software anti-phishing inteligente e baseado em IA?

As tecnologias anti-phishing alimentadas por IA podem ajudar contra formas mais complexas de ataque, mas seu uso geralmente depende do orçamento da empresa. 

No entanto, nenhum software anti-phishing pode impedir completamente que todas as mensagens de phishing cheguem aos usuários finais, portanto, a educação do usuário e uma cultura de conscientização sobre segurança cibernética devem fazer parte de qualquer estratégia de segurança eficaz. O elemento humano é crítico ao combater phishing e outras formas de engenharia social.

Os colaboradores deveriam reconhecer e-mails de phishing? Como realizar essa capacitação?

O treinamento regular da equipe para identificar e relatar e-mails de phishing é um requisito para manter sua empresa protegida contra a ameaça cibernética número um.

Não importa qual seja sua função ou a quais dados o colaborador tenha acesso, sem treinamento, qualquer colaborador vai baixar um anexo infectado por malware ou entregar as suas credenciais, assim permitindo que um criminoso penetre a rede da empresa. E nem vai saber o que aconteceu, ou que fez algo errado. Além disso, como podemos culpá-los se nunca foram ensinados a reconhecer e evitar ameaças.

Como treinar colaboradores para reconhecer e-mails de phishing

O treinamento de conscientização de phishing de seus colaboradores precisará ensinar aos seus usuários sobre os sinais e relatórios de e-mails de phishing, bem como por que eles devem se importar.

Compreendendo a ameaça do phishing - Por que recebemos o treinamento, como os golpes de phishing podem ser prejudiciais e por que toda a equipe pode ser afetada.

A metodologia de um golpe de phishing - Como os golpes de phishing funcionam, o que eles tentam obter e quais táticas eles usam para ser bem-sucedidos.

Sinais comuns de e-mails de phishing - O que você sempre deve verificar nos e-mails, desde gramática ruim até domínios falsificados e solicitações urgentes. 

O que fazer se você detectar um e-mail de phishing - A quem você deve denunciar o e-mail suspeito e por que nunca deve responder.

Como o treinamento de phishing da equipe deve ser realizado?

A chave aqui é fazê-lo de forma constante e consistente ao longo do ano. 

Não basta colocar todos em uma sala em janeiro, ensiná-los sobre phishing e esperar que eles se lembrem do treinamento em abril. Até lá, eles já terão esquecido.

O treinamento deve ser realizado em módulos de aprendizado regulares e facilmente digeríveis. 

Também é importante lembrar que um colaborador que trabalha na contabilidade ou no comercial, por exemplo, não acorda pela manhã querendo ouvir tudo sobre segurança cibernética. Por conta disso, o treinamento precisa ser curto (mas completo) e engajador.

Enquanto a abordagem tradicional para o treinamento de conscientização de segurança assume a forma de palestras anuais com apresentação de slides, novos programas de treinamento online, baseados em vídeo, que permitem que o treinamento seja dividido em componentes e personalizados para as necessidades de cada usuário têm muito mais chances de melhorar resultados do mundo real na resposta ao phishing.

Sessões de treinamento anuais em toda a empresa baseadas em palestras - Este tipo de treinamento garante que todos os colaboradores estarão presentes para o treinamento e que a caixa de seleção de conformidade possa ser marcada. Mas os usuários provavelmente não permanecerão envolvidos durante uma longa sessão ou lembrarão de seu treinamento durante o resto do ano.

Módulos de treinamento baseados em nuvem, personalizados para cada usuário - O treinamento automatizado online permite que os tópicos de treinamento sejam personalizados com base nas funções de trabalho, departamentos e desempenho dos usuários. Um treinamento mais regular em módulos menores é muito mais provável de manter os usuários comprometidos com sua formação.

Você pode proteger os colaboradores com simulações de phishing?

A realização de simulações regulares de phishing com todos os colaboradores é essencial não só para você entender seu nível de risco, mas também é um método comprovado e eficaz para treinar seus usuários a identificar e-mails de phishing do mundo real em suas próprias caixas de entrada.

Não há nada mais marcante para o seu colaborador do que cair em um e-mail de phishing simulado em sua própria caixa de entrada.

Exemplo de modelo de simulação de phishing de política de feriados:

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A simulação de golpes comuns ajuda seus usuários a entender como um e-mail de phishing real pode se parecer e à quais detalhes eles devem prestar atenção para evitar que caiam em um golpe real.

Constante - Fazer um teste de phishing uma vez por ano não é o suficiente para mudar o comportamento, os melhores resultados são atingidos quando os testes são constantes, ou seja, a qualquer momento um colaborador tem que saber que pode cair numa simulação

Treinamentos integrados - Se alguém caiu na simulação de phishing, é essencial passar por um mini treinamento sobre como reconhecer esse tipo de golpe.
Use modelos realistas e com alta taxa de sucesso - As soluções populares de simulação de phishing fornecem bibliotecas de modelos do mundo real para você usar.

Personalize e-mails para sua organização - Criminosos reais visarão seus usuários com personificações direcionadas, por isso é importante que você siga essa tática em suas próprias simulações.

Segue as táticas do mundo real - É importante copiar o que os criminosos fazem, por exemplo utilizar páginas de login falsos nas suas simulações de phishing para medir quantas pessoas entregaram as suas senhas num golpe.

Como a sua empresa pode reduzir de forma abrangente o risco de perder tempo e dinheiro com e-mails de phishing?

Sua empresa deve abordar o risco de phishing fazendo uso das soluções técnicas corretas, instituindo treinamentos de conscientização de segurança e simulações regulares de phishing, bem como reduzindo os possíveis impactos de violações.

Há uma série de etapas que você deve considerar para garantir que qualquer possível violação tenha o mínimo impacto possível, como aplicar a autenticação de dois fatores, limitar o acesso dos colaboradores a dados confidenciais e utilizar o princípio do menor privilégio em toda a empresa.

Como estratégia geral, sua empresa deve abordar e-mails de phishing da seguinte forma:

  • Usar filtros de spam e ferramentas técnicas anti-phishing
  • Instituir treinamento contínuo de conscientização de segurança em toda a empresa
  • Realizar campanhas de phishing simuladas regulares
  • Reduzir os impactos potenciais de violações, restringindo o acesso e reforçando a autenticação multifator

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