História de um golpe de phishing devastador ☠️

Vamos compartilhar uma história alarmante que aconteceu recentemente com uma empresa do setor químico brasileiro.


Blog Image - 3 melhores práticas de simulação de phishing .002-1

Vamos compartilhar uma história alarmante que aconteceu recentemente com uma empresa do setor químico brasileiro, que prefere manter-se anônima e será chamada de Grupo Chemme.

Essa história serve como um lembrete angustiante dos perigos constantes dos golpes de phishing e destaca a necessidade crítica de práticas sólidas de cibersegurança.

O Grupo Chemme foi vítima de um sofisticado golpe de phishing que teve consequências graves. Tudo começou quando um funcionário, sem suspeitar, clicou em um anexo de e-mail aparentemente inofensivo. Sem o conhecimento dele, esse anexo continha um conteúdo malicioso que rapidamente infectou a rede da empresa com um ransomware devastador.

Como resultado, arquivos e sistemas críticos dentro da organização foram criptografados, tornando-os inacessíveis e interrompendo as operações do dia a dia. Em meio ao ataque, o pânico se instalou e o protocolo de resposta a incidentes foi acionado imediatamente.

O departamento de TI da empresa trabalhou incansavelmente para conter a disseminação do ransomware e iniciou o processo de recuperação usando backups seguros. No entanto, a jornada para a restauração completa se mostrou árdua e levou quase um ano, impactando o fluxo de trabalho, causando perdas financeiras consideráveis e infligindo danos duradouros à reputação da empresa.

As consequências desse incidente foram multifacetadas. As interrupções operacionais ocorridas durante o período de indisponibilidade dos sistemas resultaram em clientes insatisfeitos, atrasos em projetos e penalidades financeiras. A perda de confiança na capacidade da empresa de cumprir compromissos reverberou nas relações com clientes e parceiros, causando um impacto duradouro.

Além disso, a violação comprometeu dados sensíveis, incluindo informações de clientes e dados comerciais proprietários. Em resposta, foram realizadas extensas investigações para avaliar a extensão da violação, cumprir diligentemente obrigações legais e implementar medidas aprimoradas de proteção de dados.

Esta história serve como um lembrete da importância de se permanecer vigilante por meio de programas abrangentes de treinamento para os funcionários, simulações de phishing para aumentar a conscientização sobre golpes dessa natureza e enfatizar a importância de examinar cuidadosamente e-mails e anexos.

Instamos a todos que permaneçam vigilantes, mantenham uma postura sólida de segurança, para que possamos enfrentar os desafios em nosso cenário digital com maior resiliência.

--

A plataforma Wunder Phish conscientiza colaboradores sobre como se comportar de forma segura em relação aos emails. Você pode participar de um teste grátis clicando aqui ou falar com um consultor no whatsapp.

Similar posts

Get notified on new marketing insights

Be the first to know about new B2B SaaS Marketing insights to build or refine your marketing function with the tools and knowledge of today’s industry.