3 melhores práticas de simulação de phishing

Reunimos as 3 melhores práticas mais importantes para seguir em suas simulações de phishing.


Blog Image - 3 melhores práticas de simulação de phishing .002

Uma simulação de phishing é um método para detectar vulnerabilidades de cibersegurança dos usuários em relação à e-mails de phishing, simulando esses ataques. 

O objetivo é ensinar aos funcionários como reconhecer tentativas de phishing e permanecer alerta, a fim de proteger a empresa dessa ameaça.

E embora as simulações de phishing tenham se tornado uma prática comum para proteger os dados das empresas no mundo inteiro, para os tomadores de decisão não familiarizados com a cibersegurança e o phishing, é importante conduzir as simulações da maneira correta. 

Reunimos as 3 melhores práticas mais importantes para seguir em suas simulações.

Para serem eficazes, as simulações de phishing precisam ser frequentes

As simulações de phishing são uma das principais ferramentas na luta contra ameaças cibernéticas e sua eficácia depende da frequência. 

Fazer uma única simulação pode ser visto como um teste para estabelecer o nível de vulnerabilidade dos seus colaboradores num determinado momento. 

Mas uma única simulação não vai mudar a atitude dos seus colaboradores para um comportamento seguro. Para fazer isso, é recomendado fazer no mínimo 4 simulações por ano com todos os colaboradores, a cada 3 meses, para garantir que eles aprendam ao longo do tempo, reduzindo a vulnerabilidade de todo o grupo. Para melhores resultados, é recomendado realizar as simulações com mais frequência, podendo até ser mensais. 

Isso é essencial, porque simulações frequentes de phishing:

  1. Mantém os colaboradores vigilantes e cientes das táticas usadas pelos cibercriminosos. 

  2. Ajudam as organizações a se manter atualizadas com novos métodos de phishing para evitar ataques bem-sucedidos. Os invasores cibernéticos estão constantemente desenvolvendo técnicas mais sofisticadas de phishing, 

  3. Oferecem aos colaboradores a oportunidade de aprender com os erros e receber feedback, levando a uma melhor conscientização e uma defesa mais forte contra ameaças cibernéticas. Assim, eles vão se tornar a principal linha de defesa da empresa.

  4. Ajudam organizações a identificar vulnerabilidades em seus sistemas e procedimentos de segurança. Isso pode ser utilizado para abordar proativamente os pontos fracos antes que sejam explorados por invasores.

  5. Fornecem dados valiosos sobre a eficácia dos programas de treinamento e educação dos colaboradores, permitindo que as organizações refinem suas estratégias de treinamento e melhorem a conscientização geral sobre segurança cibernética.

  6. Finalmente, simulações frequentes de phishing criam uma cultura de segurança cibernética dentro de uma organização. Ao incorporar simulações de phishing em programas de treinamento regulares, as organizações podem demonstrar um compromisso com a segurança cibernética e incentivar os colaboradores a assumir um papel ativo na proteção da organização. Isso pode ajudar a criar um senso de responsabilidade e propriedade entre os colaboradores, levando a uma estratégia de segurança cibernética mais robusta e eficaz.

Eduque os colaboradores sobre ataques de phishing

Para realizar uma simulação de phishing eficaz, é crucial fornecer aos colaboradores educação sobre o que são os ataques de phishing, como eles funcionam e como identificá-los e relatá-los. Por conta disso, a melhor prática é fazer simulações de phishing em conjunto com um elearning ou curso sobre segurança cibernética. 

Neste caso, antes da simulação, devem ser fornecidos treinamento e educação sobre como reconhecer e responder a tentativas de phishing. Isso pode ser feito por meio de cursos curtos e outros materiais de ensino interativo oferecidos. Ao fornecer conteúdo de treinamento facilmente digerível, os colaboradores são mais propensos a se envolver e reter as informações fornecidas.

Fornecer aos colaboradores educação e treinamento sobre ataques de phishing é um passo crucial para realizar uma simulação de phishing eficaz. Ao utilizar uma variedade de métodos de entrega e materiais de ensino interativos, os colaboradores podem estar mais bem equipados para identificar e responder a tentativas de phishing na vida real.

Monitore e acompanhe os resultados

Utilize a função de rastreamento do simulador de phishing para monitorar as respostas dos colaboradores e analisar os resultados.

Ao monitorar os resultados de phishing, você pode acompanhar a taxa de sucesso das tentativas de phishing, o que pode indicar o nível de conhecimento de phishing entre seus colaboradores. Se você descobrir que uma alta porcentagem de e-mails de phishing está sendo aberta e executada, pode ser necessário fornecer treinamento adicional ou lembretes para seus colaboradores sobre como identificar e evitar tentativas de phishing.

Além disso, monitorar os resultados de phishing pode ajudá-lo a avaliar a eficiência de seus sistemas e procedimentos de segurança. Se você achar que um grande número de e-mails de phishing está escapando de seus filtros, pode ser necessário ajustar suas configurações de segurança de e-mail ou implementar medidas de segurança adicionais.

Quase todas as ferramentas de simulação de phishing permitem que você veja o desempenho de seus usuários. Você pode querer aproveitar ao máximo a função e identificar os usuários veneráveis.

Proteja os dados da sua empresa

Dados são o novo ouro e o alvo de cibercriminosos.  

Seguindo as práticas recomendadas para simulações de phishing, as organizações podem garantir que suas simulações sejam eficazes, eficientes e alinhadas com sua estratégia geral de segurança.

Não deixe que os cibercriminosos comprometam sua organização. Como fornecedores experiente de software de segurança cibernética, temos tudo o que você precisa para o seu treinamento anti-phishing. Fique à frente do jogo com nosso software de segurança cibernética de ponta. 

Experimente agora uma simulação de phishing gratuita para até 100 colaboradores.

Quer saber como a plataforma de conscientização de segurança da Wunder pode ajudar a aumentar suas defesas de segurança cibernética? Agende uma demonstração hoje.

Similar posts

Get notified on new marketing insights

Be the first to know about new B2B SaaS Marketing insights to build or refine your marketing function with the tools and knowledge of today’s industry.