Escolha uma Página

Sim, é sério… Mais curtidas no Facebook podem prejudicar seu negócio. Neste artigo vamos te mostrar isso e como evitar esse problema.

As empresas sempre buscam mais seguidores em suas fanpages, mas é preciso ter cuidado, só da maneira correta mais fãs vão ajudar a sua empresa.

O potencial das redes sociais para gerar novos negócios, atrair novos clientes e aumentar os lucros é reconhecido por todos. A oportunidade de conhecer seu cliente e manter uma relação constante e direta com seu público-alvo cria a necessidade de qualquer empreendimento, seja produto ou serviço, ter uma fanpage nas redes sociais e marcar seu espaço no ambiente digital.

No Brasil, a rede social de maior sucesso é o Facebook, que registra 102 milhões de brasileiros online por mês. Ter acesso a esse público é um capital valioso para alavancar os lucros de um empreendimento e torná-lo conhecido por uma parcela maior de consumidores.

Contudo, encontrar seu público e conseguir o engajamento dentro dessa enorme rede de pessoas não é tarefa das mais simples. O caminho entre o primeiro contato e a concretização do negócio é longo, segundo estudo da Rakuten Marketing, pode levar até 9 interações para que as pessoas confiarem o suficiente na sua empresa para comprar. Alcançar o êxito no Facebook exige alguns cuidados e conhecimentos vitais para que a busca do sucesso virtual não tenha efeito contrário e termine em prejuízo real. É preciso estar atento a alguns pontos essenciais que regem a rede social, por exemplo, algoritmo, regras impostas, além da qualidade das curtidas e das publicações e, principalmente, saber como conquistar seu público.

Curtidas reais, resultados reais

Sua página precisa de seguidores para crescer, alcançar um público maior e impactar cada vez mais pessoas. Contudo, você precisa ficar atento e não confundir número de seguidores com sucesso.

Uma pessoa só pode dar uma curtida por publicação, isso faz com que essa interação seja valiosa. Por isso, você vai querer seguidores ativos e interessados, porque eles vão interagir com seus posts e estar envolvidas com seu conteúdo e com seu negócio. São elas que vão aumentar o crescimento orgânico da página.

Não acredite em milagres, é bem fácil encontrar empresas e pessoas que vendem “pacotes de likes”, são 10, 15, 20 mil novos seguidores para a sua fanpage.

Mais curtidas (fake)

A grande maioria desses seguidores são robôs que criam curtidas automatizadas ou são provenientes de “like farms”, onde tem pessoas dando “like” em páginas o dia inteiro sem o menor interesse no conteúdo.

Esses fãs vão prejudicar o seu negócio no Facebook, levando sua página para o limbo virtual. Recentes atualizações no Facebook reduziram o alcance dos conteúdos postados por empresas e aumentaram a relevância das publicações com interações de pessoas. Contudo, posts com muitas interações ainda chegam longe, mas conteúdos que são ignorados muitas vezes perdem espaço e são “escondidos”, por isso seguidores fantasmas são uma tentação a ser evitada.

Outro mal que fãs fantasmas vão causar ao seu negócio é te deixar “falando com as paredes” e gastando recursos em ações de marketing digital inúteis. Investir em anúncios para seus seguidores no Facebook não é uma ação barata, fazer isso com seguidores fantasmas vai custar mais caro ainda. Outro problema que esses fãs vão causar as suas campanhas é que não será possível ativar a opção de “público semelhante”, quando o anúncio busca amigos dos seus seguidores com perfil parecido. O custo e o baixo retorno vão tornar sua página inútil para novos negócios e ações efetivas de marketing.

Métrica de vaidade

No marketing digital, os números e as métricas são como coordenadas em um mapa para que as estratégias alcancem o público-alvo e tenha o êxito planejado. Os números mostram para onde seguir e qual caminho deve ser evitado durante a execução de um plano de marketing.

As métricas de marketing digital são formadas a partir do comportamento do usuário no site ou no Facebook. Os dados contabilizados antes, durante e depois das ações formam as métricas.

Entre tantas, existem as chamadas “métricas de vaidade”, que são números grandes, porém que não fornecem um dado real ou útil para as ações de marketing. Por exemplo, o número de seguidores é um dado sempre muito comemorado, mas não fornece uma informação relevante sobre o comportamento do consumidor, nem mesmo o faturamento de uma empresa pode ser avaliado a partir do número de seguidores.

Não se prenda só ao número de seguidores da sua página, foque em dados mais relevantes, como os conteúdos que você posta e que são mais curtidos, os posts que alcançam o maior número de comentários e compartilhamentos. Manter sua página interessante vai aumentar naturalmente o número de fãs e fazer com que seu negócio cresça de forma orgânica, sem pagar fortunas ao Facebook e revertendo o comportamento de seus seguidores em métricas reais que poderão te ajudar a multiplicar os negócios.

Boas práticas para conseguir fãs reais

A missão é conseguir as curtidas certas, encontrar as pessoas que têm interesse no seu negócio e transformar sua fanpage em um ambiente de entretenimento e informação para seu público.

Mas como conseguir likes benéficos para seu negócio? Aqui estão três sugestões simples:

  • Adicione botões e links para o seu Facebook em seu site e nos e-mails que envia. Esses contatos são interações diretas com pessoas que já conhecem seu empreendimento, com certeza será uma boa forma de conseguir fãs mais interessados.
  • Se você tem um produto ou serviço, pode incluir um flyer, cartão, placa ou folder e convidar seus clientes para curtir suas páginas nas redes sociais.
  • Uma promoção ou um concurso para as pessoas que curtirem sua página no Facebook é uma opção. A ação é muito eficaz, mas cuidado, ofereça algo relacionado ao seu negócio e não itens muito desejados como smartphones e tablets, eles vão atrair muita gente, mas poucas estarão genuinamente interessadas no seu empreendimento.