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Um blog otimizado é o jeito mais fácil, rápido e barato de capturar leads, ou seja, potenciais clientes, e também de converter em vendas.

Com isso, sua empresa vai aparecer nas posições mais altas de pesquisas orgânicas do Google e outros sites de busca, atrair pessoas interessadas nos temas relacionados ao seu negócio, linkar campanhas às páginas do seu blog e linkar as páginas do seu blog a produtos ou serviços em seu site.

Tudo isso por meio de dicas, artigos, relatos, notícias… Enfim, posts!

E talvez uma das maiores dificuldades dos blogueiros é ter sempre algo novo para falar. Para evitar esse problema, nós vamos te ajudar com estas dicas:

Encontrando um tema

Seu produto certamente está ligado a muito temas diferentes. Vamos usar como exemplo a Geração Pet, um pet shop online, que vende duas opções de produto:

Opção A: Rações, produtos de higiene, brinquedos comuns

São produtos voltados aos donos de animais domésticos, pessoas que gostam de bichinhos. É bem genérico, mas em seu estilo de vida está inserido:

Imagem com as palavras lazer em família - cinema e televisão - viagens - música pop - dicas de comportamento e relacionamento - pet friendly

Opção B: Guias, acessórios específico, brinquedos desenvolvidos

Já é algo mais profissional, avançado, voltado a treinadores e adestradores ou a pessoas mais ligadas a temas ambientais. O estilo de vida é outro:

imagens com as palavras esportes - fitness - dicas de disciplina - aventura - natureza - naturalismo e defesa dos animais - vegetarianismo ou produtos orgânicos

Viu, dá para ficar horas pensando em temas para qualquer segmento de negócio.

Funciona assim: seu produto se relaciona a vários temas, assim como as pessoas têm problemas e dúvidas relacionadas a esses mesmos temas. Cada post no blog deve trazer a resposta para essas dúvidas ou a solução para os problemas e, assim, seu site acaba criando uma ponte que liga seu produto à pessoa.

Se inspire com o Google Trends

O Google Trends é um serviço que mostra, em tempo real, os assuntos mais procurados na internet – seja uma notícia, um tema geral ou uma palavra-chave específica.

Por exemplo, ao pesquisar por “cachorro” no campo de busca. Encontramos os tópicos e consultas relacionadas mais recentes.

Print do resultado pela busca da palavra "cachorro" no Google Trends, dando destaque para o resultado "Boo - Cachorro"

(“Boo – Cachorro” é considerado o cachorro mais fofo do mundo. Se o blog ainda não fala dele, está na hora de falar!)

Percebeu o leque de opções que o Google Trends abre para qualquer tipo de blog? E o melhor: você vai trabalhar somente com palavras-chave que realmente estão sendo muito procuradas pelos internautas no momento.

Acostume-se a usar o Google Trends. E use TODOS OS DIAS!

Análise com o Buzzsumo

Buzzsumo é uma ferramenta muito útil e fácil de usar, mas pouca gente conhece. Basta acessar buzzsumo.com e digitar a palavra-chave principal da sua empresa.

Para o nosso exemplo, seria “pets”. Aí está, uma lista com os conteúdos mais compartilhados sobre animais de estimação.

Print dos resultados para a palavra "pets" no Buzzsumo

Você também pode inserir aqui o endereço dos seus principais concorrentes e verificar qual conteúdo deles foi mais compartilhado.

conteúdo 3

Faça isso com suas palavras-chave mais importantes e com seus principais concorrentes para ter uma boa ideia do tipo de conteúdo que é mais valorizado e compartilhado no seu mercado.

Isso é muito importante, afinal, são os conteúdos que seus potenciais clientes estão compartilhando!

Agora, fuja da velha desculpa de “estar sem assunto” ou “já falamos tudo o que dava para falar”. Acredite: Sempre tem algo novo e diferente para falar.

Baixe o e-book “25 modelos de posts que sempre geram tráfego“. Lá, explicamos o porquê e damos exemplos também, vale a pena a leitura.